Por que realizar as Avaliações Ambientais?

Por: Safety Work - 16 de Maio de 2023
No artigo de hoje do nosso blog, vamos responder por que realizar as avaliações ambientais é fundamental para a sua empresa. Confira a matéria completa que a SAFETY WORK preparou para você.
Por que realizar as Avaliações Ambientais?
Segundo a Pesquisa Global de Gestão de Riscos de Terceiro feita pela Deloitte, 82% dos líderes empresariais consideram que suas organizações adotam todos os critérios de conscientização e foco em questões ESG e requisitos relacionados, que compreende os cuidados com riscos ocupacionais e avaliações ambientais.
No entanto, para estar verdadeiramente de acordo com todas as Normas Regulamentadoras e dentro dos critérios de segurança é fundamental contar com um suporte técnico especializado, que se certifique de cada detalhe.
As avaliações ambientais reduzem o índice de doenças ocupacionais da sua empresa, reduzindo inclusive os custos em seu orçamento. Nesse cenário, a SAFETY WORK é autoridade e está preparada para oferecer todo o apoio para desenvolver as avaliações ambientais para sua companhia.
Através do laudo de avaliação ambiental realizado pela SAFETY WORK, sua empresa protege seu colaborador, ao identificar agentes físicos, químicos e biológicos do local de trabalho que podem comprometer a saúde de sua equipe.
Desenvolvemos a pesquisa para identificação de agentes, por meio de avaliação qualitativa para os agentes definidos na NR-15. Em seguida, realizamos avaliação quantitativa executada por dosímetros de ruído, medidores de vibração, amostragens de ar para agentes químicos, termômetros de sobrecarga térmica, entre outros.
Com as soluções em medidas preventivas, reduzimos custos gerados por doenças ocupacionais e garantimos a saúde do seu colaborador, inclusive pelo laudo de insalubridade e periculosidade.
Laudo De Insalubridade
De acordo com a Norma Regulamentadora 15 (NR 15), configura-se como atividade insalubre aquela que expõe os trabalhadores a agentes nocivos, cujos danos são progressivos ao longo da vida, prejudicando a saúde do empregado com o passar do tempo, durante a exposição a determinados fatores.
O laudo de insalubridade segurança do trabalho é definido a partir da exposição do empregado a alguns fatores:
- Altos ruídos;
- Produtos químicos;
- Agentes biológicos;
- Agentes químicos;
- Vibrações;
- Radiações ionizantes e não ionizantes;
- Temperatura (calor, frio).
O laudo será construído tendo em vista o critério legal e o critério pericial, para aproximar ao máximo a opinião da consultoria da opinião pericial, contemplando o parecer conclusivo quanto às exposições no ambiente de trabalho consubstanciadas em laudo em conformidade com os limites estabelecidos pela norma regulamentadora 15.
Laudo De Periculosidade
Conforme a NR 16, a caracterização ou descaracterização da periculosidade é de responsabilidade do empregador, de acordo com o laudo de periculosidade. Ele avalia as operações a serem realizadas pelos empregados que podem colocá-los em risco ocupacional e indica se isso assegura a eles o pagamento de adicional de periculosidade.
As atividades classificadas de risco abrangem:
- Artifícios explosivos;
- Manuseio de eletricidade;
- Presença de radiação;
- Produtos inflamáveis;
- Substâncias radioativas;
- Segurança pessoal ou patrimonial.
Visite nosso site e conheça melhor nossas soluções. Saiba como podemos contribuir com o meio ambiente, saúde e segurança no trabalho em sua empresa.