O que é o SESMT?

Por: Safety Work - 23 de Setembro de 2021
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) foi criado em 1967, a partir do Decreto nº 229 e, posteriormente, pela Portaria nº 3.237/1972. É a equipe de profissionais que atua dentro das empresas na área da saúde, desempenhando ações preventivas visando a proteção proteger de todos os colaboradores da empresa quanto aos acidentes ou ainda doenças ocupacionais. São realizadas pela equipe do SESMT uma série de avaliações periódicas e projetos de melhorias para tornar todos os espaços com a devida segurança em que se possa trabalhar.
Toda empresa precisa do SESMT?
Na realidade, nem toda empresa é obrigada a contar com uma equipe de SESMT. Esta obrigação se aplica a empesas com mais de 100 funcionários.
Você sabia que anualmente são feitos 2 milhões de atendimentos preventivos na área da construção civil? Os números não mentem quanto a grande necessidade do serviço e por essa razão devem ser realizadas todas as normas de segurança.
O papel principal do SESMT é evitar os riscos ambiente de trabalho. Para atingir este objetivo, são feitas vistorias nos ambientes laborais, prática para minimizar os riscos, realização de ações de conscientização quanto a prevenção de acidentes, levantamento de dados sobre condições insalubres e acidentes de trabalho, entre outras medidas cautelares.
É fundamental que a equipe do SESMT se mantenha sempre atualizada quanto aos recursos clínicos que possam oferecer o melhor diagnóstico de segurança que envolvem a Medicina do Trabalho. Também cabe ao SESMT trabalhar em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), afim de realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT).
Obrigatoriedade do SESMT
Na Constituição Brasileira o SESMT, como outras iniciativas de Segurança do Trabalho, é regulamentado pela NR4 que criou o serviço para reduzir o número de acidentes sofridos no ambiente de trabalho. A Lei mostra que o serviço deve ser implementado nas empresas seguindo os graus de risco que elas oferecem.
O serviço a ser executado varia de acordo com o grau de complexidade e risco das atividades realizadas, bem como o número de colaboradores, dissertados na NR4. Por atender diferentes responsabilidades dentro da medicina e segurança ocupacional, o SESMT é composto por equipe multidisciplinar:
- Auxiliar de Enfermagem do Trabalho – Responsável pela assistência aos pacientes, zela por seu conforto e bem-estar, auxiliando enfermeiros e médicos.
- Enfermeiro do Trabalho – É o líder do quadro de auxiliares; executa procedimentos mais complexos de enfermagem, de acordo com as indicações dos médicos; coleta dados sobre doenças ocupacionais; e participa de treinamentos sobre o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), entre outras funções.
- Engenheiro de Segurança do Trabalho – São os engenheiros ou arquitetos especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho. A missão deles é atuar na gestão da segurança e da saúde, para diminuir perdas resultantes de acidentes ou doenças ocupacionais.
- Médico do Trabalho – Realiza consultas e atendimentos médicos; executa os procedimentos necessários para prevenir doenças; promove a saúde coletiva e individual; realiza perícias, auditorias e sindicâncias; coordena programas ligados à saúde e difunde conhecimentos sobre medicina do trabalho. O médico do trabalho também participa de outros programas, entre os quais o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), e da emissão de documentos (Comunicação de Acidente de Trabalho, o CAT, e do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho, o LTCAT).
- Técnico de Segurança do Trabalho – Elabora e implementa políticas de saúde e segurança na empresa; realiza auditorias periódicas, verificando fatores de controle de doenças, acidentes e qualidade de vida. Suas tarefas incluem ainda examinar itens de combate a incêndio, investigar acidentes, ministrar treinamentos e providenciar inspeções. O técnico de segurança do trabalho deve ser registrado no Ministério do Trabalho e Emprego. Quanto aos demais profissionais que vão compor o SESMT, eles precisam ser habilitados e registrados de acordo com as exigências da norma regulamentadora.
Qual é importância do SESMT?
Todas as atribuições do SESMT são importantes para que a empresa esteja em conformidade com a lei. Ele beneficia as empresas de muitas maneiras:
- Aumento da qualidade de vida
Ao contar com um Médico do Trabalho, a empresa investe em qualidade de vida no dia a dia, reduzindo o risco de doenças relacionadas às suas ocupações, como por exemplo a Lesão por Esforço Repetitivo.
- Maior satisfação para os funcionários
Ao investir nos cuidados profissionais, a produtividade no ambiente de trabalho é naturalmente aumentada, já que os colaboradores se sentem seguros naquele ambiente. A relação de pertencimento e cuidado entre colaborador e empresa é um diferencial, até para clientes que preferem confiar em um negócio que conta com esse recurso, o que gera competitividade.
- Motivação e foco
O sentimento de valorização por parte do colaborador em relação a sua empresa gera maior um impacto motivacional em suas atividades, o que faz com que os resultados melhores, sejam reduzidos os índices de absenteísmo, otimizando o ambiente organizacional podem ser esperados com a implementação do SESMT.